Bolívia pode voltar à Copa do Mundo após 32 anos; entenda a trajetória

Foto do jogador Miguelito da seleção da Bolivia

Para a Bolívia a Copa do Mundo está mais próxima de se tornar uma realidade após 32 anos. Atuando em El Alto, a 4.090 metros de altitude, a equipe conquistou uma vitória crucial sobre a Colômbia por 1 a 0, garantindo, assim, sua posição na zona de classificação das Eliminatórias.

Um estádio decisivo

Sem dúvida, o estádio Municipal de El Alto tem se mostrado uma arma poderosa na campanha da Bolívia. Com essa vitória, a seleção boliviana soma agora 12 pontos, ocupando a 5ª colocação na tabela após nove rodadas. Além disso, a equipe ainda possui quatro jogos em casa até o final das Eliminatórias, o que aumenta as expectativas.

El-Alto-La-Paz-Quito Bolívia pode voltar à Copa do Mundo após 32 anos; entenda a trajetória
El Alto, La Paz, Quito

Após vencer o Peru na 5ª rodada, a Bolívia teve resultados mistos contra Argentina e Equador. No entanto, a estreia no estádio do Always Ready foi marcante, com uma goleada de 4 a 0 sobre a Venezuela. A vitória sobre a Colômbia, uma das melhores seleções da América do Sul, foi ainda mais significativa, já que a Bolívia jogou com um a menos desde o primeiro tempo. O meia Miguelito, do Santos, brilhou ao marcar um golaço que garantiu os três pontos.

Próximos desafios

Os quatro jogos restantes em casa são, sem dúvida, cruciais para a Bolívia Copa do Mundo:

  • 12ª rodada: Bolívia x Paraguai (novembro de 2024)
  • 14ª rodada: Bolívia x Uruguai (março de 2025)
  • 16ª rodada: Bolívia x Chile (junho de 2025)
  • 18ª rodada: Bolívia x Brasil (setembro de 2025)
6370fc245d063-1024x682 Bolívia pode voltar à Copa do Mundo após 32 anos; entenda a trajetória

Caso a Bolívia mantenha 100% de aproveitamento em casa, isso pode permitir que feche as Eliminatórias com pelo menos 24 pontos, o que seria uma posição confortável para garantir a vaga.

Impacto nas Eliminatórias

Este torneio já se tornou histórico para a Bolívia. Afinal, com a vitória sobre o Chile por 2 a 1 na última Data FIFA, a equipe voltou a vencer fora de casa após 31 anos. Além disso, o aumento do número de participantes na Copa do Mundo de 2026, que agora será de 48 seleções, proporciona à América do Sul sete vagas — seis diretas e uma para a repescagem. Assim, vencendo em casa e conquistando pontos fora, a “seleção das alturas” começa a sonhar mais alto na Bolívia Copa do Mundo.

Colômbia sente a pressão

Com essa derrota, a Colômbia, que permaneceu com 16 pontos e na vice-liderança, viu sua invencibilidade nas Eliminatórias ser quebrada. Como resultado, o Brasil se encontra em uma situação delicada, ocupando a 6ª posição com 10 pontos.

Na próxima rodada, a Colômbia enfrentará o Chile, enquanto a Bolívia terá um grande desafio contra a Argentina. Dessa forma, a vitória da Bolívia aumentou a pressão sobre o Brasil, que busca se recuperar na tabela.

Share this content:

Publicar comentário